A BH pisos executa a concretagem da laje e finaliza com acabamentos de alto nível. Com uma equipe técnica altamente treinada e modernos equipamentos, garante a qualidade do serviço prestado buscando atender a solicitação do cliente e principalmente as normas técnicas.
As lajes niveladas a laser proporciona alta tecnologia no processo de execução com elevado controle de nivelamento (controle rigoroso de espessura) e planicidade. Em seu surgimento nos processos de lançamento de concreto, ganhou-se um apelido que até hoje é muito utilizado "Laje nível zero".
"Laje nível zero" é um processo de nivelamento a laser que apresenta variações até 10mm em seu processo de nivelamento, devido a somatória na variação permissível do aparelho e a qualificação da mão de obra do executor. Os benefícios desse procedimento são notórios e podem ser resumidos da seguinte forma: quando este processo é bem aplicado, permite a eliminação do contrapiso, ou em condições ruins, as correções são mínimas, com espessura no máximo de 3 cm para regularização.
Há grandes vantagens no processo: redução de mão de obra aplicada, controle rigoroso da espessura, em prol deste controle verifica-se o nivelamento da fôrma e posicionamento da armação, mestras para execução do lançamento da concretagem da laje, redução de materiais para contrapiso como: taliscas, argamassas, proporcionando redução de cargas excessivas entre outros.
O procedimento utiliza máquinas acabadoras de superfície, proporcionando o acabamento sarrafeado, vassourado, camurçado e polido, que evitam imperfeições e podem ser aplicados nos tipos de lajes maciças, stell deck, protendidas, nervuradas e sob consulta do corpo de engenharia podem ser executadas nas lajes pré-fabricadas com lajotas cerâmicas e isopor.
Tipos de acabamentos
Sarrafeado
É o nivelamento através do laser do concreto a partir do nível fornecido, executado com régua vibratória de alumínio.
Sua utilização é apropriada para lajes/pisos que receberão o contrapiso, podendo ser até eliminado, para aplicação dos revestimentos.
Vassourado
Após a execução do laje/piso sarrafeado, inicia a aplicação de um vassourão texturizador, criando ranhuras no concreto, sendo utilizados em rampas de garagem, passeios, calçadas, em geral locais abertos que necessitam de uma superfície antiderrapante.
Há casos de aplicações de sobreposições de camadas que é indispensável a aplicação do vassourado, como: úmido sobre úmido. Exemplo: aplicação de um material (micro concreto) sobre uma superfície de concreto ainda fresco, quando à necessidade de aumentar a resistência superficial do concreto.
Camurçado:
Esse é um tipo de acabamento que da um aspecto bastante áspero sobre a superfície de concreto, podendo ter uma textura grossa, média, fina.
Sua utilização é apropriada para laje/pisos que receberão revestimentos mais específicos tais como, porcelanatos, cerâmicas, laminados e revestimentos de alto desempenho (epoxídicos, uretanos) e ou em locais abertos ficando aparente com este tipo de textura superficial.
Polido
Processo feito na superfície do concreto a partir do seu inicio de pega, ou seja no processo de endurecimento, o qual deixará a superfície lisa (polida), proporcionando um aspecto muito agradável, lembrando uma pedra de ardósia polida.
Sabemos que este processo agrega alguns benefícios ao concreto como:
- um concreto mais compacto em função do adensamento feito em cem por cento da superfície através de réguas vibratórias.
- utilização de acabadoras para maior compactação do concreto, como também a exigência de ter um concreto mais bem elaborado.
Preocupamos com o teor de argamassa, consumo mínimo de cimento, tipo de cimento, composição, composição do traço com a granulometria, exsudação máxima, teor de ar incorporado, relação agua/ cimento e dentreoutros, que tangem à necessidade para compatibilizarmos com a utilização do piso para qual foi concebido.
- redução do atrito;
- superfície de fácil limpeza;
- em particular acreditamos em um concreto com maior tenacidade em função do processo.
Indicados para as áreas internas, como níveis de garagem, posto de gasolina (área da projeção de cobertura), pisos que irão receber revestimento porcelanato (excluindo o conta piso) entre outros.
Tipos de Lajes que podem ser aplicados os tipos de acamentos acima:
Maciça
Lajes maciças são aquelas em que toda a espessura é composta por concreto, contendo armaduras longitudinais de flexão e eventualmente armaduras transversais, e apoiadas em vigas ou paredes ao longo das bordas. Essas lajes maciças de concreto, com espessuras que normalmente variam de 7 cm a 15 cm, são projetadas para os mais variados tipos de construção.
Atéx (Lajes nervuradas)
As lajes de fôrma atéx são compostas de vigotas pré-moldadas, que dispensam o uso do tabuleiro da fôrma tradicional, diminuindo seu peso próprio e o consumo de concreto, o que reduz a carga nos pilares e alivia as fundações, tornando- as mais econômicas. Como esse tipo de laje tem uma altura maior, a resistência é aumentada e os deslocamentos transversais, reduzidos.
São empregadas principalmente nos casos em que as ações ou os vãos exigem lajes de grande espessura.
Steel Deck
A laje steel deck (laje de aço) é construída por uma forma metálica no formato de telha trapezoidal de aço galvanizado que serve como fôrma para o concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço. Geralmente utilizados em obra de estruturas metálicas, mas também usados em obras de concretos convencionais.
Protendida
A introdução da laje protendida permite vãos de 12 a 15 metros, principalmente pela possibilidade de diminuir os deslocamentos transversais, pois estes limitam a utilização das lajes em vigas em concreto armado para grandes vãos ou requerem lajes muito espessas, o que aumenta a carregamento total.
Permite uso em carregamento mais elevado e podem ser aplicadas em qualquer tipo de sistema construtivo, muito utilizadas em grandes obras, onde necessita a criação de grandes vãos e/ou grandes balanços. Oferecem maior liberdade arquitetônica, aliada a eficiência estrutural.
Pré-Moldadas
São lajes com painéis de EPS (Poliestireno Expandido) pré-moldados e montados justapostos, com eliminação de formas e redução no escoramento. Trata-se de um bloco de formato quadrado que em uma direção possui encaixe para apoio sobre as vigotas treliçadas e em outra direção possui abas para a formação de nervuras transversais às vigotas. Utilização?
Pré- fabricadas
As lajes pré-fabricadas são as lajes que já chegam prontas ou semi-prontas na obra. São compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com materiais diversos a fim de formar um conjunto resistente.
O sistema apresenta facilidade de montagem e dispensam a grande quantidade de madeira usada na execução das lajes convencionais. Alguns dos tipos mais frequentes de lajes pré-fabricadas são:
Lajotas cerâmicas – Pequenas vigotas de concreto com uma armadura superior em forma de treliça são colocadas lado a lado e o espaço entre elas é preenchido com lajotas cerâmicas. Após a montagem, joga-se o concreto por cima dessa estrutura e o conjunto adquire resistência. Atualmente muito usados em pequenas residências ou até mesmo em edifícios de baixa altura.
Lajes de isopor – são muito parecidas com as lajotas cerâmicas, mas os espaços entre as vigotas de concreto são preenchidos com blocos de isopor. São muito leves, entretanto não pode fazer furos na parte inferior dessas lajes e para que o acabamento tradicional de chapisco e reboco possam aderir no isopor é necessária à aplicação de cola especial.
© Copyright 2020 BH Pisos. Todos os direitos reservados.
Design by Globalconn.Com